Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Justiça acata pedido do MP e determina suspensão imediata de propagandas sobre kit Covid em Sorocaba

Compartilhe:
prefeitura-sorocaba

A Justiça acatou a manifestação do Ministério Público que pedia a suspensão imediata de qualquer tipo de propaganda institucional a respeito do tratamento precoce contra a Covid-19 em Sorocaba (SP).

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15), depois que o MP entrou com uma representação a respeito da publicação de um “estudo preliminar” que teria apontado “eficácia de 99%” no tratamento precoce contra a Covid-19 no município.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba disse que não foi notificada da decisão e que, tão logo seja, adotará as medidas cabíveis.

As informações sobre o estudo foram divulgadas em nota à imprensa e também publicadas no site oficial da prefeitura, na quarta-feira (14). A postagem com o mesmo texto foi feita no Instagram e recebeu dezenas de críticas.

A publicação viralizou e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, mas saiu do ar horas depois. Após uma enxurrada de críticas, no entanto, a postagem foi apagada e a prefeitura alterou o texto.

De acordo com a juíza, esse tipo de publicação “pode gerar um efeito reverso, no sentido de criar um destemor da população para com o vírus, sob as vestes de um eventual tratamento eficaz”. Além disso, afirma que não houve base científica para a pesquisa realizada pela municipalidade.

Portanto, fica proibida a divulgação de qualquer tipo de propaganda institucional a respeito do tratamento em qualquer meio de comunicação social, sujeito a multa de até R$ 50 mil por postagem em caso de descumprimento.

O valor será aplicado diretamente ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), sem gerar custos para os cofres públicos.

Inclusive, de acordo com a juíza, a determinação abrange a publicação feita na quarta-feira, que também deverá ser removida.

G1

Deixe seu comentário: