Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Os moradores que tomaram a primeira dose da AstraZeneca até o dia 22 de junho serão imunizados com a segunda aplicação nesta terça-feira (14) em Sorocaba (SP). Segundo a prefeitura, além da vacina distribuída pela Fiocruz, poderão ser aplicadas doses da Pfizer.
A administração municipal disse que tem 11 mil vacinas da AstraZeneca destinadas à aplicação da segunda dose em estoque. No entanto, o número de pessoas que precisa recebê-las é maior, cerca de 12.300.
Por isso, se todos os moradores previstos aparecerem, as 1.300 doses complementares serão da Pfizer. Por outro lado, se o número de pessoas que aparecer for menor que 11 mil, serão utilizadas apenas vacinas da AstraZeneca.
Na última sexta-feira (10), o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba recebeu mais de 115 mil doses das vacinas CoronaVac e Pfizer, que foram distribuídas a 33 cidades da região. Sorocaba ficou com mais de 35 mil doses das duas vacinas. Um novo lote da Pfizer deve chegar na terça-feira (14).
De acordo com o secretário municipal de saúde, Vinicius Rodrigues, são duas vacinas de tecnologias diferentes e a da AstraZeneca costuma provocar mais reação, porém nada significativo. Ambas são aplicadas com diferença de 12 semanas.
“Há estudos mostrando que a primeira dose da AstraZeneca e a segunda dose de Pfizer garantem proteção contra a Covid-19 em índices considerados adequados pela Anvisa”, explica.
Ainda segundo o secretário, a procura pela segunda dose na cidade aumentou nos últimos dois meses. “A gente chegava a ter um índice de falta de 35% e agora estamos com menos de 20%”, completa.
Com as informações do G1